Ciência
Pesquisas científicas sobre os videntes

A comissão internacional científica e teológica franco-italiana “Sobre os acontecimentos extraordinários que ocorrem em Medjugorje”, foi composta por 17 renomados cientistas, médicos, psiquiatras e teólogos e no dia 14 de janeiro de 1986, reunidos em Paina (perto de Milão- Itália), após pesquisas chegou as seguintes 12 conclusões:

- Com base nos testes psicológicos, de todos e cada um dos videntes pode se excluir, com segurança, qualquer tipo de fraude e engano.
- Com base nos exames médicos, testes, observações clínicas, etc., para todos e para cada um dos videntes, pode se excluir que se trate de alucinações patológicas.
- Com base nos resultados das pesquisas previamente realizadas, em todos e em cada um dos videntes, pode se excluir uma interpretação puramente natural deste fenômeno.
- Com base nas informações e observações que podem ser documentadas, pode se excluir para todos e cada um dos videntes, que as manifestações sejam de ordem anormais, isto é, sob influência diabólica.
- Com base nas informações e observações que podem ser documentadas pode se afirmar que existe uma correspondência entre estas manifestações e as que geralmente são descritas na teologia mística.
- Com base nas informações e observações que podem ser documentadas se pode dizer que os videntes progridem espiritualmente, bem como nas virtudes teológicas e morais, desde o início das manifestações até agora.
- Com base nas informações e observações que podem ser documentadas pode se excluir que os ensinamentos e os comportamentos dos videntes estejam em contradição com a fé e a moral cristã.
- Com base nas informações ou observações que podem ser documentadas pode se falar dos bons frutos espirituais nas pessoas atraídas pela atividade sobrenatural destas manifestações e nas pessoas favoráveis a elas.
- Há mais de quatro anos, as diversas correntes e movimentos que nasceram através de Medjugorje, devido às manifestações, têm uma influência no povo de Deus e na Igreja que está em perfeita consonância com a doutrina e moral.

- Após quatro anos, pode se dizer que os movimentos nascidos em Medjugorje deram frutos espirituais permanentes e objetivos.
- Pode se afirmar que todas as iniciativas boas e espirituais da Igreja, em perfeita consonância com Magistério autêntico da Igreja, encontram apoio nos acontecimentos de Medjugorje.
- Conseqüentemente se pode concluir que, após um estudo profundo dos protagonistas, dos fatos e seus efeitos, não só a nível local, mas levando em consideração os ecos na Igreja em geral, é bom para a Igreja reconhecer a origem sobrenatural e então, os propósitos dos acontecimentos de Medjugorje.
Até o presente, esta é a pesquisa mais consistente e mais completa dos fenômenos de Medjugorje e justamente por isso a mais positiva do que ate agora foi dito do ponto de vista cientifico e teológico.

voltar