Lugares de visitação e oração



Lugares de visitação e oração

Igreja da Paróquia de São Tiago

A construção da antiga igreja da paróquia terminou em 1897, logo depois da criação da paróquia (1892).  Era, para aquele tempo, uma construção espaçosa e bonita para sua época.  Feita sobre o solo instável, entretanto, logo começou a apresentar rachaduras.  Imediatamente após o fim da primeira guerra mundial, os paroquianos começaram a pensar em construir uma nova igreja.  A construção durou de 1934 até 19 de janeiro de 1969, quando foi consagrada.

A Igreja de São Tiago é hoje o foco e o centro tanto da vida sacramental quanto de oração, não somente para os paroquianos, mas também para os peregrinos.

Um parque cercado localizado no circuito de trânsito do lado leste do Santuário nos recorda o local onde ficava a antiga igreja.


Altar Externo

Devido às novas necessidades, que surgiram com a vinda de numerosos peregrinos, a igreja e seus arredores foram rearrumados a partir de 1981.

O altar externo, construído em 1989 e a área de oração circundante (com cerca de 5000 assentos) são os locais de reunião no verão e em grandes solenidades, quando milhares de  peregrinos reúnem-se em Medjugorje.

 

  

 


Colina das Aparições - Podbrdo

O local das primeiras aparições de Nossa Senhora, vários metros acima do vilarejo Bijakovici, chamado Podbrdo, hoje é chamado de Colina das Aparições.

Uma trilha íngreme vai desde as casas até o lugar das aparições propriamente dito, juntamente com – a partir de  1989 – painéis de bronze que foram colocados, representado os mistérios gozosos e dolorosos do Rosário  (uma obra do Professor Carmelo Puzzolo).

No  caminho para o  local das aparições, uma grande cruz de madeira foi colocada, assinalando o local onde, por meio de Marija Pavlovic, no terceiro dia das aparições, Nossa Senhora fez, pela primeira vez o apelo à paz.

Exatamente no local das aparições, em homenagem ao 20º. Aniversário das aparições, foi colocada uma estátua da Rainha da Paz, esculpida de acordo com o modelo da estátua que é encontrada na frente da igreja paroquial, obra de Dino Felici.

Para os peregrinos, a ida à Colina das Aparições é um encontro com Nossa Senhora por meio de oração pessoal e da oração do rosário.

Em junho de 2002, painéis de bronze representando os mistérios gloriosos do Rosário, (obra do Professor Carmelo Puzzolo) foram colocados na descida da colina, na direção da Cruz Azul.

Ao pé da Colina das Aparições fica a Cruz Azul, colocada lá em 1985.  Neste loção,  o  grupo do vidente Ivan reúne-se regularmente, desde 4 de julho de 1982.

 


A Montanha da Cruz -  KRIZEVAC (lê se Krigevatz)

A Montanha da Cruz é um monte a 520m acima de Medjugorje onde, no dia 15 de março de 1934 os paroquianos construíram uma cruz de concreto de 8,56 m de altura em comemoração aos 1900 anos da morte de Jesus.  Sobre a cruz está escrito:  “A Jesus Cristo, o Redentor da raça  humana, como sinal de sua  fé, amor e esperança, como lembrança dos 1900 anos desde a morte de Jesus.”

Relíquias recebidas de Roma, para a ocasião estão incrustadas no braço da cruz.

A partir daí, estabeleceu-se o costume de celebrar a Santa Missa ao pé da cruz, em comemoração à Exaltação à Santa Cruz, no primeiro domingo depois da Solenidade da Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria.

De acordo com os videntes, na mensagem de 30 de agosto de 1984, Nossa Senhora disse, “A cruz também estava nos planos de Deus quando vocês a construíram”. 

Com as aparições de Nossa Senhora, os fieis começaram a rezar a Via Crucis na Montanha da Cruz.  No início, as estações eram marcadas com cruzes simples, de madeira, e em 1988, foram colocados  painéis de bronze, obra de Carmelo Puzzolo.  Em cada um deles, com a exceção do Jardim do Getsêmani, Nossa Senhora está retratada.

Para os peregrinos, a Montanha da Cruz é um chamado para se encontrarem com Jesus e Sua Paixão, e para descobrir Seu amor.

No primeiro aniversário de falecimento do Frei Slavko  Barbaric (24 de novembro de 2001), no local onde ele entregou sua alma nas mãos do Senhor, foi erigido um memorial:  um painel de bronze, com Frei Slavko gravado na pedra.  Entre as duas estações da Via Crucis, esse painel permanecerá como um sinal e como o memorial de um homem que expressava o que pensava e que fazia o que dizia, seguindo o Evangelho e as mensagens da Mãe do Verbo Encarnado, a Rainha da Paz.

 

Área de Oração em Torno da Igreja da Paróquia

Capela de Adoração

A Capela de Adoração  foi construída em 1991, para prover um local de adoração silenciosa a Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar, para os peregrinos.  Devido à falta de local de oração no santuário,  Santas Missas em diferentes idiomas são celebradas neste local, durante a parte da manhã, mas fica aberta para oração pessoal durante a tarde.

No ano de 2000, relevos de cinco sacerdotes, nativos da paróquia, mártires da fé, mortos pelos comunistas no final da segunda guerra mundial foram colocados na Capela de Adoração.


Estátua da Rainha da Paz

A estátua de mármore da Rainha da Paz, que se tornou um símbolo do santuário (obra de Dino Felici, da Itália) foi colocada em 1987 na praça à frente da igreja.


 

 

 

 

Confessionários

Graças às aparições de Nossa Senhora, Medjudorje tornou-se um lugar de reconciliação, que é especialmente experimentado no Sacramento da Reconciliação.  Vinte e cinco confessionários, construídos em 1990 e restaurados em 2001 são encontrados perto da igreja, e é lá que os fieis tem, diariamente, ocasiões de sentir o perdão de Deus.


 

 

 

Estátua de São Leopoldo Bogdan Mandic

A estátua de bronze  de São Leopoldo Bogdan Madic (obra de Carmelo Puzzolo da Itália), santo padroeiro dos confessores, canonizado dia 16 de outubro de 1983, foi colocada em 1998 nas proximidades dos confessionários externos.


 

 

 

 

Área de Oração Perto da Cruz de Madeira

Na parte noroeste da igreja, foi providenciada uma área para oração silenciosa em volta de uma cruz de madeira.  Aqui é o local onde os peregrinos podem acender suas velas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área Externa para Reuniões e Lazer dos Peregrinos

Trata-se de uma área coberta para reuniões e para lazer dos peregrinos, construída em 2000.  Atrás dela ficam os banheiros.

 

 

 

 

 

 

Área de Oração Perto da Estátua do Salvador Ressuscitado

A sudoeste da igreja, no caminho do cemitério, foi colocada uma estátua de bronze do Salvador Ressuscitado (obra do escultor esloveno Andrej Ajdic) na Páscoa de 1998.  Na Páscoa de 2002, foi arranjado um espaço à volta da estátua para oração pessoal e em grupo, da Via Sacra para os que não podem subir a Montanha da Cruz.


 

 

 

Salão de Reuniões de Grupos e o QUADRO  da Rainha da Paz

As reuniões de oração dos peregrinos exigiram a construção de um espaço para conferências, orações e seminários internacionais.  O Salão, com espaço para 800 pessoas, foi construído em 1998.

Ali também se encontra uma pintura da Rainha da Paz (óleo sobre tela, de Carmelo Puzzolo).


 

 

 

Cemitério Kovacica

O cemitério local, Kovacica é onde Frei Slavko Barbaric está enterrado assim como  Frei Krizan Galic, morto pelos guerrilheiros no presbitério enquanto era Pároco em Medjugorje.

 

 

 

 


Serviços Diversos

Casa Paroquial

A Casa Paroquial, construído em 1982, imediatamente após a criação da paróquia, foi restaurado em 1990.  Na ocasião em que a antiga paróquia estava em construção, ainda não adequada para uso, assim como durante a guerra de 1992, a Missa era celebrada no sótão.

A porta da Casa Paroquial está sempre aberta, não somente para os paroquianos mas também para os peregrinos de todo o mundo.

Na Casa Paroquial, na  sala onde foi morto pelos comunistas,  pode-se achar relíquias do Frei Krizan Galic.


 

Centro de Informação

O Centro de Informações foi criado em 1991 e restabelecido depois da guerra em 1995.  Serve para organizar a programação dos peregrinos no Santuário:  centraliza o registro de peregrinações, estabelece contatos com  guias e organiza reuniões com os franciscanos em Medjugorje e com os videntes.  A Associação de Guias, estabelecida para a melhoria dos serviços aos peregrinos, está  intimamente ligada ao Centro de Informação.


 

 

 

Loja de Lembranças

Em Medjugorje, como em outros locais de peregrinação, os peregrinos tem vontade e necessidade de levar consigo lembranças da experiência que viveram.  Perto do Presbitério há uma Loja de Lembranças, onde os peregrinos podem encontrar terços, crucifixos, medalhas, quadros de santos, livros, música, vídeos e áudios, e outros objetos religiosos.


 

 

 

Primeiros Socorros

O Posto de Primeiros Socorros, aberto em 2003, fica a oeste do Santuário, perto do estacionamento.  Os Serviços Médicos da Ordem de Malta ajudam os peregrinos e os paroquianos, diariamente de 9 às 21 horas, de maio a novembro.


 

 

 

Estacionamento

O estacionamento, onde os peregrinos podem deixar  seus carros e ônibus fica ao lado oeste do Santuário.
Instituições Ligadas ao Santuário


 

 

 

 

Domus Pacis (Casa da Paz)

A Domus Pacis  é uma casa de orações, adquirida em 1990, onde tem lugar seminários de oração (especialmente os “Seminários de Oração e Jejum”), retiros e dias de recolhimento para os peregrinos estrangeiros e locais.


Aldeia da Mãe

A “Aldeia da Mãe” é um estabelecimento para educação e cuidado de crianças abandonadas ou mal tratadas.  Existe desde  1993.  Surgiu do  desejo de seu fundador, Frei Slavko Barbaric, de oferecer à crianças e aos jovens uma educação planejada, organizada, assim como cuidados, para que possam desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e culturalmente.  Com conteúdo e idéias católicas, os colaboradores oferecem liberdade, dignidade, acolhida e acima de tudo, amor e compreensão. 

O cuidado das crianças foi entregue às Irmãs da Escola Franciscana, da Herzegovina, e a leigos.  Começou a funcionar oficialmente dia 8 de setembro de 1996.

Existem na Aldeia da Mãe um jardim de infância, dentista e um posto de fisioterapia.


Jardim de São Francisco

O Jardim de São Francisco, um bosque no lado noroeste da Aldeia da Mãe, foi o último projeto do falecido Frei Slavko, inspirado pela mensagem de Nossa Senhora, onde ela nos diz:  “Tornem-se para  a natureza e procurem vê-la despertando e isto será de grande ajuda para que vocês abram seus corações ao amor de Deus, Criador” (25 de abril de 1993).

Através de um trabalho e de cuidados pacientes, um bosque de pinheiros abandonados crescidos em solo pedregoso  tornou-se um belo local de natureza, para recolhimento e recreação, oração e educação.  Há também dois pequenos lagos artificiais, material didático para trabalho com crianças, vários animais e pássaros domésticos e selvagens, assim com três pôneis, que servem para hipoterapia (cavalgadas terapêuticas para crianças deficientes).

 

Comunidade Cénaculo

A Comunidade Cenáculo foi fundada em Saluzzo, Itália, pela Irmã Elvira Petrozzi, em 1983, para ajudar viciados em drogas.  O principal objetivo da comunidade é descobrir e viver os verdadeiros valores da vida cristã.  De acordo com suas palavras, sua terapia é Jesus Cristo, e o caminho da cura é a oração, o trabalho e a amizade.

Devido a graças especiais, que os jovens em busca da verdade recebem em Medjugorje, Irmã Elvira abriu duas casas lá, uma para  rapazes, chamada Campo da Vida em 1991 e uma para moças chamada Campo da Alegria, em 2000.

Os rapazes da Cenáculo recebem com alegria peregrinos e dão testemunho de suas conversões e libertação das drogas.

(Ver www.campo-della-vita.org)


De acordo com o Decreto do Papa Urbano VIII e com as diretrizes do Concílio Vaticano II, o autor declara que não tem intenção de antecipar-se ao julgamento da Igreja, à quem ele submete-se integralmente.  As palavras aparições, mensagens e outras similares, tem aqui, o valor dos testemunhos humanos.


Preparado em junho de 2002. 

 

 


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.