11/07/2022 :: A 25ª RENOVAÇÃO ESPIRITUAL INTERNACIONAL PARA SACERDOTES COMEÇOU EM MEDJUGORIE

 

O 25º Retiro Espiritual Internacional para Sacerdotes começou em Medjugorje com uma oração noturna e um programa litúrgico em 4 de julho de 2022, que reuniu mais de 170 participantes de 27 países no primeiro dia. O tema do retiro espiritual para sacerdotes deste ano, bem como de todos os retiros espirituais em Medjugorje deste ano, é "Aprenda de mim e você encontrará a paz" (Mt 11, 28-30), na escola de Nossa Senhora.
 
Ontem de manhã (5 de julho), o coordenador dos retiros espirituais em Medjugorje, Frei Marinko Šakota, deu as boas-vindas os participantes.
 
“Queridos irmãos sacerdotes, saúdo todos vocês do fundo do meu coração. Depois de dois anos, estamos juntos novamente para o retiro espiritual para sacerdotes. Eu acredito que todos vocês estão ansiosos por este evento. Não somos muitos, porque alguns não puderam vir, por exemplo, sacerdotes da Ucrânia. Vamos estar conectados com eles, e acredito que eles estarão conectados conosco de alguma forma'', disse o Frei Marinko Šakota.
 
Os participantes também foram abordados pelo Visitador Apostólico, com um papel especial para a paróquia de Medjugorje, Mons. Aldo Cavali, que lhes falou sobre a vida do santo sacerdote de Ars. Ele também destacou três pontos que o Papa Bento XVI enfatizou no Ano da Vida Consagrada, que podem ser aplicados em todos os momentos:
 
"Quando celebro a Eucaristia, devo estar ciente de que naquele momento de consagração, Jesus e eu somos um.
 
Precisamos saber que Jesus nos chama para sermos mediadores. Somos sempre mediadores entre Deus e o homem, e nisso precisamos crescer em sabedoria, inteligência, paciência.
 
Tenho que estar com o Senhor, e posso estar com o Senhor em oração para entender o que devo fazer, como fazer, quando fazer...
 
Obrigado por aceitar o convite para participar deste retiro espiritual e desejo-lhs tudo de melhor em sua vida sacerdotal'', disse o arcebispo Cavalli.
 
Frei Damir Pavić é palestrante neste retiro espiritual para padres. O desejo de se tornar padre e o caminho para isso estão profundamente ligados ao santuário de Nossa Senhora em Medjugorje, onde ele vem muitas vezes como peregrino, mas também participa dos programas espirituais da paróquia. Frei Damir não escondeu sua alegria pela reunião dos sacerdotes em Medjugorje para o retiro espiritual, e celebrou a Santa Missa na primeira noite. Em sua homilia, ele falou sobre que tipo de sacerdote deve ser ao pregar a palavra de Deus.
 
“Ninguém pregou mais lindamente sem dizer uma única palavra do que nossa Mãe Maria, e quanta oposição ela teve em sua vida”, disse Frei Damir.
 
"Se alguém tivesse que estar inquieto e zangado com Deus, teria que ser a Santíssima Virgem Maria. Assim ela poderia dizer ao seu Deus: “Então você me confiou a tarefa de ser a mãe de seu filho. Assim que Ele nasceu , os problemas surgiram. Fuga para o Egito, escondê-lo, voltar e quando ele cresceu, você o tirou de mim e no final eu tive que segurá-lo morto nos meus braços”. 
 
O que poderia ser uma razão maior para um homem estar inquieto. Portanto, vamos olhar para a nossa vida. Como nos aborrecemos hoje, quando as coisas não saem como imaginávamos. Perdemos nossa paz interior. Maria nunca perdeu sua paz interior'', disse Frei Damir Pavić , que no final se perguntou: 
 
''O que nos atrai em Medjugorje?'', e então ofereceu uma resposta.
 
"Bem, não somos atraídos por esta dura pedra herzegovina, não somos atraídos pelo sabor deste vinho maravilhoso aqui na Herzegovina, nem pelo cheiro de azeitonas, nem figos... tantos anos diz pacientemente, como a seus próprios filhos: 'Voltem para meu Filho!' Há 41 anos ela fala para nós sacerdotes: "Que vocês sejam imagens vivas e oportunidades neste mundo. Vão e levem a mensagem do meu Filho com amor e alegria".  
 
É por isso que ninguém volta de Medjugorje de mãos vazias. Cada um de nós tem o coração cheio porque a Mãe nos fala com amor, e onde há amor, há paz, há alegria, há a beleza da vida'', disse Frei Damir Pavić em sua homilia no início do 25º retiro espiritual internacional para sacerdotes, que dura até sábado, e consiste em oração, palestras, adoração diante do Santíssimo Sacramento e programa de oração da noite na paróquia de Medjugorje. Na quinta-feira de manhã, às 6 horas, os padres subirão ao Morro das Aparições, e na sexta-feira rezarão a oração da Via Sacra na Montanha da Cruz.
 

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.