26/07/2018 :: Celebração da Solenidade de São Tiago, patrono da paróquia de Medjugorje

 

Na quarta-feira, 25 de julho de 2018, foi realizada a solenidade de São Tiago Maior, padroeiro da paróquia de Medjugorje. Nesse dia, as santas Missas em língua croata foram celebradas na igreja paroquial às 7h, 8h e 19h. A principal Celebração Eucarística foi  às 11h da manhã no bosque ao lado da igreja. A procissão com a imagem do santo saiu da igreja às 10:45. Este ano a sua imagem foi  trazida pelos paroquianos da aldeia de Miletina. Como esse dia foi também o dia 25 do mês, a partir das 22h houve a habitual Adoração Eucaristica noturna . Como de costume, depois de uma primeira hora de adoração comunitária, a partir das 23h, o Santíssimo Sacramento ficou exposto na igreja até às 7h  do dia 26 de julho. Os paroquianos de Medjugorje se prepararam para este dia com uma novena. O programa de oração começa todas as noites, como de costume, às 18h com a oração do Rosário no Altar externo, e depois continua com a missa às 19h. Nestes dias da novena, o rosário da tarde é liderado pelos paroquianos de Medjugorje. 

 

A paróquia de Medjugorje foi fundada em 1892 e foi imediatamente colocada sob a proteção de São Tiago Apóstolo. Nesse mesmo ano a casa paroquial também foi construída. Apenas cinco anos depois, isto é, em 1897, graças aos esforços do pároco e dos habitantes, foi construída a primeira igreja paroquial. Embora espaçosa e bonita para aqueles tempos, com o passar do tempo sua estrutura de suporte  foi enfraquecida pelo chão escorregadio em que foi construída, e tornou-se, portanto, inevitável planejar a construção de uma nova igreja. A construção da atual igreja paroquial começou em 1934 e terminou em 1969. Até o verão de 1981, esta paróquia viveu uma vida normal, mas, a partir dessa data, este lugar e sua igreja tornaram-se ponto de encontro de milhões de peregrinos e devotos da Rainha da Paz de todo o mundo.

 

O padroeiro da paróquia de Medjugorje, São Tiago Apóstolo, e seu irmão João eram filhos de Zebedeu, um pescador que fez seu trabalho no lago Genezaret. São Tiago primeiro se uniu aos discípulos de João Batista, tornando-se mais tarde discípulo de Jesus, juntamente com Pedro e João, testemunhou a ressurreição da filha de Jairo e da Transfiguração de Jesus, e mais tarde, ele estava entre os que permaneceram ao lado de Jesus durante sua agonia no jardim do Getsêmani. Ele foi o primeiro dos apóstolos que, por ordem do rei Herodes Agripa I, deu a vida pelo Evangelho em 43 ou 44 d. C. Ele é o santo padroeiro dos peregrinos, e suas relíquias estão localizadas no Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. Sua imagem presente na igreja de Medjugorje, semelhante aos encontrados em outros lugares, retrata o patrono dos peregrinos segurando um bastão, uma "abóbora" para a água e uma concha.


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.