15/03/2017 :: 83° Aniversário da construção da Cruz no Krizevac

 
 
No próximo dia 16 de março será o 83° aniversário da conclusão das obras de construção da Cruz no Krizevac  e da primeira Celebração Eucarística na montanha que, nas últimas décadas, tornou-se famosa em todo o mundo. Lembrando que a idéia de construir a cruz, por ocasião do Jubileu da Redenção, foi proposta aos paroquianos pelo então pároco Fr. Bernardin Smoljan. 
 
Desde o dia em que foi tomada a decisão de construí-la (21 de janeiro de 1934), até o final dos trabalhos passou-se apenas cinqüenta e dois dias. Em sua crônica, o pároco daquela época escreveu: "A notícia da construção da cruz espalhou-se rapidamente por toda a paróquia, e todos esperavam impacientemente pelo início do cumprimento da promessa popular e  de sua rápida  realização. Em cada pedido  feito ao povo encontrava-se sempre uma resposta, e todos competiam entre si para ver quem teria contribuído mais para o projeto. As contribuições então abundavam e cada família individualmente fornecia a força de trabalho necessária, de modo que o trabalho progredia além de todas as expectativas (...).
 
O projeto da cruz votiva foi feita pelo engenheiro Simun Boras de Mostar, enquanto as obras foram dirigidas pelo Ante Dugandžić-Redžo de Medjugorje. Começaram os trabalhos em 12 de fevereiro, e em 10 de março já haviam terminado (...). As 9 horas da manhã do dia 16 de março, da Igreja, começou uma enorme procissão composta por Terciários com o estandarte da Irmandade do Nome de Jesus e a vela, por crianças das escolas, por sacerdotes e por muitas pessoas. Enquanto os sinos da igreja tocavam incessantemente, a procissão  avançava em direção à montanha, rezando o Rosário e cantando ladainhas e lamentações de Nossa Senhora. O topo da montanha já estava lotado com pessoas, que assistiam a procissão subir ao monte (...).
 
Os ritos sagrados começaram as 10 horas. Eu fiz um discurso  ao povo para esta ocasião, e li a carta do Exmo. Bispo e outras saudações e bons votos que chegaram. Então abençoei solenemente a Santa Cruz e, com a permissão das pessoas presentes, mudei o nome da montanha de "Sipovac" para "Krizevac". Depois da bênção da cruz, o pároco de Studeni, Pe Grgo Vasilj, celebrou uma missa solene e procedeu também a homilia.
 
O Krizevac hoje tornou-se para muitos peregrinos em Medjugorje uma etapa essencial. Todas as sextas-feiras a tarde, paroquianos e peregrinos sobem a montanha fazendo  o piedoso exercício da Via Sacra.
 

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.