07/09/2016 :: Católicos, Ortodoxos e Mulçumanos enviam de Medjugorje uma mensagem de paz de Medjugorje

Católicos, Ortodoxos e Mulçumanos enviam de Medjugorje uma mensagem de paz.

Um grupo de libaneses dos “Jovens de Maria” organizou recentemente em Medjugorje, uma semana inter- religiosa. Durante aqueles 7 dias, representantes Sunitas, Xiitas, Católicos e Ortodoxos libaneses, reuniram-se ao redor da Virgem  Maria Rainha da Paz e compartilharam seus pensamentos sobre a possibilidade de uma convivência inter- religiosa. Como sede deste encontro, escolheram Medjugorje, um lugar visitado anualmente por numerosos peregrinos de todo o mundo. Quinta- feira, dia 11 de agosto, enviaram uma mensagem de paz e reconciliação, e fizeram fotos de todos juntos.

 

A este encontro, estavam presentes Seikh Najib Eidra, representante sunita; o advogado Hussein Jaber, representante xiita e organizador do grupo de fiéis denominado “ Maria, Rainha da Paz”; P. Ibrahim Saad, representante ortodoxo; P. Adib Zakhour, representante católico romano e P. Yousef Botrous, representante maronita. Esteve presente também Rita Chaheen do Ministério Livanes por outros trabalhos externos. Jean Naccouzi, organizador do evento, colocou em evidência a semelhança histórica existente entre os conflitos políticos e religiosos verificados no Líbano e na Bósnia Ezergovina, para depois expressar, com base neles, sua convicção de  que, assim como a Virgem Maria teve uma grande importância na conclusão da guerra no Líbano,  Ela  também pode ter essa importância na prevenção da ocorrência de conflitos na Bósnia  e Herzergovina.

 

Ao encontro, estavam presentes também o Frei Iko Skoko, guardião do convento franciscano de Mostar, e o pároco de Medjugorje, Frei Marinko Sakota; Danilo Pavlovic, do mosteiro de Zitomislici, e Suljo Cikotic, da comunidade islâmica de Mostar.

 

Frei Iko evidenciou a importância do encontro, que pretende ser um apoio aos representantes das comunidades religiosas locais da Bósnia e Herzegovina.

 

Em seguida, Sheikh Eidra falou sobre o importante papel de  Maria  no interior do Islã, enfatizando que, nele,  Ela é a única mulher descrita como digna de fé. O Corão afirma que Maria é a  escolhida,  superior a todas as mulheres do mundo. Se católicos e muçulmanos concordam que a Virgem é um símbolo comum de pureza, inocência e justiça, então Ela é importante em ambas as religiões e constitui, para nós, uma razão suficiente para vivermos em paz e na justiça.

 

Hussein Jaber disse: “Nós, libaneses, temos necessidade da paz à qual Maria nos convida. Deus A tornou um exemplo de bondade e de graça para ambas as religiões, de modo que o amor por Ela, constitui o vínculo existente entre muçulmanos e cristãos.”

 

Depois  confirmar o importante papel  de Maria em ambas as religiões, P. Ibraim Saad expressou a esperança de que os nossos valores comuns, como a graça e o respeito para com a palavra de Deus, nos unem independentemente de todas as nossas diferenças e distâncias artificialmente construídas entre nós. Este Encontro amigável foi, na verdade,  fruto desses valores comuns. P. Adib Zakhour salientou  que a importância de Maria está na base do comum trabalho de construção de uma pacífica convivência entre cristãos e muçulmanos. O papel importante da Virgem, tanto no Corão como também no Evangelho, constituiu o fato de que Ela fosse escolhida como figura importante do Encontro, e  eles concluíram que é possível enviarem juntos uma fecunda mensagem de paz.

 

P. Yousef Botrous  disse depois as palavras que João Paulo II pronunciou em 7 de setembro de 1989, durante sua visita ao Líbano:”O Líbano é mais que um país. O Líbano é uma mensagem de paz e um exemplo de pluralismo, tanto para o Oriente como para o Ocidente”.

 

Todos os participantes, enfim, enviaram uma mensagem de paz, não somente à comunidade libanesa, mas também a todos os jovens e cidadãos do mundo. Foi dirigida especialmente para aqueles que vivem com medo do terrorismo e da discriminação religiosa. A  religião não é responsável pelos atos terroristas praticados por extremismos  e ignorância, que visam dar a impressão enganosa de que todo muçulmano é propenso à hostilidade em relação aos cristãos e vice-versa. Simplesmente não é assim. Apesar de tudo isso, existe a possibilidade da convivência, se nos deixarmos guiar pelos nossos valores comuns fundamentais, sem nos deixar vencer pelas atuais circunstâncias que visam criar  ódio e distâncias entre nós. O Encontro  terminou com uma oração em comum.

 

    


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.