05/01/2015 :: Homilia do Frei Marinko Sakota na noite de Passagem do Ano em Medjugorje

Homilia do Frei Marinko Sakota na noite de Passagem do Ano em Medjugorje

 
A Santa Missa da noite de Passagem do Ano foi presidida na Igreja de São Tiago, repleta de fieis, pelo Frei Marinko  Sakota, pároco de Medjugorje. Relatamos aqui, um trecho de sua homilia:
 
"Queridos irmãos e irmãs, nós acreditamos que o novo seja possível, que é possível um novo céu e uma nova terra, como escreve São João no livro do Apocalipse. Mas, a pergunta é: Como nasce o novo céu e a nova terra? O próximo ano de 2015 poderá ser para nós um ano novo, diferente, melhor, mais bonito? Habitualmente nós pensamos que isto aconteceria se pudéssemos mudar as coisas fora de nós, se os outros mudassem, se os membros de nossa família mudassem, se mudasse a política ou a situação econômica. Naturalmente nós desejamos isto, mas não é o suficiente. Pensamos que as coisas poderiam melhorar se tivéssemos um carro novo, uma casa nova, tudo em quantidade maior. Ou então, se nos tornássemos “Alguém” no sentido que a sociedade de hoje atribui a esta palavra, “Alguém” estimado pela sociedade de hoje. Nossa Senhora, no entanto, nos ensina alguma coisa diferente disto. 
 
Ela diz: ”Rezem, queridos filhos, e tenham  mais confiança em mim, porque estou aqui para ajudar-vos e para conduzir-vos, por um caminho novo, a uma nova vida. Vos convido a começarem a mudar a vossa vida e a decidirem-se pela conversão, não com palavras, mas com a própria vida.” A mensagem é clara: não preciso de nada novo, sou eu quem devo me tornar novo. 
 
O próximo ano será para nós um novo ano, diferente se nós renovarmos a nós mesmos. Não precisamos mudar o exterior para sermos novos e para que tudo se torne novo. Um coração novo, deixa novo tudo em nós e em torno de nós. Um coração novo: É a “metanoia”, uma mudança total da nossa consciência, da maneira de ver, de pensar, de agir. Trata-se daquilo que Jesus fala a Nicodemo: “Quem não renasce do Alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nós renascemos quando em nós se verifica uma mudança de programa, quando começamos a pensar não à nossa maneira humana, mas à maneira de Jesus, de Deus, Quando o nosso olhar for mais semelhante ao olhar de Jesus, quando abandonamos a superficialidade do “olho por olho e dente por dente“, nos elevamos a um outro nível, no qual vigora uma outra lei. Perdoar, amar o inimigo, fazer o bem àquele que não te quer bem. 
 
O Papa Francisco verdadeiramente está fazendo isto: estimula o renascimento, a mudança da Igreja. Ele entende que a mudança do mundo virá com a mudança da Igreja, que tem a sua clara regra  como palavra de ordem: “Igreja sempre reformada”. Desta forma, o Papa Francisco segue São Francisco, seu modelo, que dizia: ”Torna santo a si mesmo e tornará santo toda a sociedade”. Isto é aquilo  que , durante 34 anos está fazendo a Rainha da Paz aqui em Medjugorje. Ela nos dá uma direção clara: ”Se vocês se converterem, todos ao se redor se renovarão”. 
 
Retornamos novamente à pergunta: como pode acontecer algo de novo, aquela transformação e renovação do coração? 
 
A transformação e a renovação ocorrem pela oração, mas não em qualquer oração, mas na oração com o coração. Com o coração significa na profundidade como fez Maria. Tudo aquilo que Ela experimentou, Ela vivenciou de uma maneira mais profunda em seu coração. Guardava as palavras de Jesus no Coração, as meditava e deixava que suas palavras tomassem forma. 
 
Quando rezamos com o coração, nós não ficamos na superficialidade dos nossos pensamentos, mas mergulhamos profundamente no coração, na profundidade de nosso ser, e  nos unimos ao Deus presente que está dentro em nós.
 
Como rezar com o coração? A oração com o coração não é tanto sobre nós, mas sobre Deus. Se antes nós rezávamos apenas por nossas necessidades, agora nosso coração está mais direcionado para Deus. Deus cada vez mais se torna mais importante. Por Jesus eu vou à Missa, vou à Adoração para conhecê-lo mais profundamente, para conhecer o Seu olhar. Permito que Ele possa trabalhar mais em mim, falar para mim. Não sou mais aquela pessoa que apenas falava, mas me transformo naquela que escuta e recebe, como Maria, a irmã de Marta. Por isto a Rainha da Paz nos convida a nos abrirmos como a flor se abre para o sol. As flores o que fazem? Nada! É o sol que age e nas flores produz uma transformação. A oração com o coração é a oração dos corações despertos, despertos para o amor, despertos para o agradecimento, despertos à confiança e ao abandono. O coração é novo quando nele não tem fardos do passado e quando não estão sobrecarregados com preocupações sobre o futuro. A Rainha da Paz nos ensina a nos aliviar através do Sacramento da Confissão, na Eucaristia, no perdão. Para nos libertarmos da prisão do passado, da escravidão do  mal. Ela nos ensina a rezar pelo amor para com as pessoas que não amamos, pois somente o amor pode curar um coração ferido e trazer para ele a  paz. Assim tudo em torno de nós se tornará diferente, melhor, lindo e novo"  afirmou o pároco de Medjugorje.
 
 

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.