17/03/2014 :: Octogésimo aniversário da construção da Cruz do do Križevac

Octogésimo aniversário da construção da Cruz do  do Križevac

Este ano, mais precisamente, no domingo passado, dia 16 de março, completou-se  80 anos da conclusão da construção da Cruz  do Križevac e da celebração da primeira missa ao pé da própria Cruz. Por ocasião deste aniversário, foi realizada a Via Sacra no Križevac na sexta-feira, às 14h00 do dia 14 março, e  no domingo, dia 16 de março, foi celebrada a santa Missa das 11h00 em especial memória àqueles que construíram a Cruz. Nesse mesmo dia, após a missa da noite, às 19:00, foi realizado um solene encontro acadêmico durante o qual foi exibido um documentário sobre o  Križevac.

Os paroquianos da paróquia de Medjugorje vincularam o seu destino, o de suas famílias e de toda a paróquia a Cristo e a Cruz. Eles resumiram todo o seu amor a Cristo crucificado na cruz de concreto, com 14 metros de altura, construído no Monte Sipovac, que fica no lado sul do territorio paroquial.  Eles levantaram a Cruz, para que qualquer pessoa,  que voluntariamente ou não, entrando na paróquia, pudesse reconhecer a principal característica das pessoas que vivem ali. Por ocasião do 1900° aniversário da morte de Cristo, eles decidiram expressar sua adesão a Cristo e à Igreja por meio de um sinal visível.

Durante dias, todos, desde crianças a idosos, transportaram até lá em cima todo  o material necessário para a construção, subindo as trilhas não batidas e íngremes da montanha Sipovac. Finalmente, em 16 de março de 1934, eles celebraram  uma missa solene, abençoando solenemente a Cruz, onde haviam  inserido um pedaço da Cruz de Cristo, recebida de Roma. Ao mesmo tempo, a montanha Sipovac recebeu o novo nome de "Križevac".

Desde 21 de janeiro de 1934 -  dia em que foi tomada a decisão de construir a Cruz, por ocasião do Ano Jubilar da nossa salvação, sob proposta do  pároco Frei Bernardin Smolyanpelos aos paroquianos – até o final de sua construção, passaram apenas 52 dias. O projeto da Cruz monumental foi feito pelo engenheiro Šimun Boras de Mostar, enquanto a execução da obra foi coordenada pelo Ante-Dugandžić Redžo de Medjugorje.


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.