26/11/2013 :: A partida das grandes personalidades

 

Neste domingo em que se encerra o Ano da Fé, se celebra Jesus Cristo, Rei do Universo, conhecido pelo domingo do Cristo-Rei e em que se lembra o dia da morte de Frei Slavko, deixamos como memória da sua Vida e Obra um texto-memorial de Frei Miljenko, OFM: 
 
Como é que elas partem?
E quem são elas na realidade?
 
Estas questões, à primeira vista banais, não o são de facto.
A primeira questão que se põe, é a de saber quem é que pode ser considerado uma grande personalidade? Em relação a este conceito, parece-me que o mundo contemporâneo se encontra confuso.
 
Enquanto homem, crente, religioso, padre, o Frei Slavko Barbaric encontra-se certamente entre os grandes. Diria que ele pertencia a toda a gente, apesar de haver quem não pense assim.
Enquanto homem e crente, ele cumpriu plenamente a sua missão. Se assim não fosse, a Rainha da Paz não teria dito explicitamente que ele "nasceu para o Céu".
 
Não é necessário entrar em discussões teológicas para saber se Ela quereria dizer que ele era santo. Além disso, todos os que estão no Céu são santos. Deixemos ao "tempo" reconhecer, segundo os critérios da Igreja, se era ou não santo. A Igreja demorou o seu tempo até considerar S. Francisco e outros grandes santos, exemplos para todos os fiéis.
Os que não consideram o Fr. Slavko um grande homem, são aqueles que não conseguem ver além da humanidade. (...)
A morte do Fr. Slavko tocou muita gente. Os seus amigos, espalhados pelo mundo inteiro, são incontáveis e as pessoa a quem ele ajudou são inúmeras. E isto, ele não o concretizou com a força humana. Ele agiu e foi em socorro dos homens graças à força de Deus. Sim, o Fr. Slavko permitiu que Deus passasse pela sua fragilidade para tocar os homens.
Por isso, ele fez tanto, numa vida assim tão curta.Nós, os cristãos, não somos chamados a separarmo-nos do mundo, e a fecharmo-nos à parte para desenvlvermos as nossa ideias. Jesus Cristo
disse-nos que nós somos o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Porquê ter medo desta missão?
Todos os que conheceram o Fr. Slavko sabem que ele não tinha medo. Ele encontrava-se tão empenhado a nivel humano, como a nível religioso.
Deste vale de lágrimas, ele desejava fazer um lugar agradável para se atravessar em direção à outra Pátria. A sua formação académica não lhe serviu para se elevar acima dos outros ou para a tornar o centro da sua vida, mas para ser uma vantagem para o seu próximo.
Muitas pessoas, oriundas dos mais diversos países, reuniam-se à sua volta. Ele ensinava-lhes a amar os homens e a amar Deus. À sua volta, ele não permitia a separação entre a fé e a vida quotidiana. Ele misturou a sua fé na sua vida humana, colocando cada coisa no seulugar e permitindo a cada um ter o lugar que lhe pertencia e a não tomar o lugar do outro.
Nós, os cristãos, temos a oportunidade de termos conosco a Rainha da Paz e exemplos que nos indicam o bom caminho a seguir. No entanto, uma pergunta fica em suspenso: quereremos ser exemplos? Se não fizermos nenhum esfroço neste sentido, o exemplo do Fr. Slavko será para nós, apenas mais uma curiosidade.
 
Teremos então a coragem de nos pormos de joelhos e de começarmos a construir as bases sobre as quais erguer os dons que Deus nos concedeu?
A Rainha da Paz chama-nos sem cessar. O Céu está próximo de nós - diz-nos Ela - somos abençoados e podemos viver sem medo do presente ou do futuro. Uma vez revestidos desta confiança, podemos partilhá-la com os outros.
Não teremos o sentimento de estarmos sós ou abandonados, mas a cada momento saberemos que caminhamos dignamente e de cabeça erguida nesta Terra, sejam quais forem os golpes e os sofrimentos que nos acompanhem.
As nossas boas intenções, não ficarão sem resposta. Elas serão acompanhadas pela intercessão celeste de todos aqueles que chegaram a Deus antes de nós. A Rainha da Paz diz-nos que a intercessão do Fr.Slavko nos acompanhará. Portanto, não tenhamos nenhum medo quanto ao futuro dos acontecimentos de Medjugorje. Eles são obra de Deus e, enquanto tal, viverão na História.
Se, todos juntos, nos esforçarmos por responder ao apelo, dando o nosso melhor, haverá sempre alguém que, com o seu exemplo, mostrará o caminho de modo a podermos avançar mais facilmente.
A partida do Fr. Slavko é, na realidade, a sua chegada à Pátria Celeste.
 
 
 
 
Mensagem do dia 25 de novembro de 2000 (um dia depois da morte de Frei Slavko no monte Krizevac)
 
Queridos filhos. Hoje, que o Céu está próximo de uma maneira muito especial, convido-os à oração, para que através da oração coloquem Deus no primeiro lugar. Meus filhos, hoje, estou ao vosso lado e abençoo cada um com a minha bênção materna, a fim de que tenham força e amor por todas as pessoas que encontrarem ao longo da vossa vida na Terra e para que lhes possam dar o amor de Deus. Regozijo-me convosco e desejo dizer-lhes que o vosso irmão Slavko nasceu para o Céu e que intercede por todos. Obrigada por terem respondido ao meu chamamento.
 
 
 
 
Por : Frei Miljenko Stojic (Medjugorje, 25 de novembro de 2000)
 
Fonte: BARBARIC, Père Slavko - Message pour l'instant présent
       (1993-2000).Paris: Les Editions Sakramento, 2006, p. 573-6
 

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.