05/08/2025 :: Mensagem do Santo Padre Leão XIV aos participantes do 36º Festival da Juventude - Mladifest
Mensagem do Santo Padre Leão XIV aos participantes do 36º Festival da Juventude em Medjugorje, 4 de agosto de 2025 :
Caros jovens,
É com grande prazer que dirijo a vocês uma mensagem por ocasião do 36º Festival, que os reúne, como acontece todos os anos, em Medjugorje. Vocês vêm de muitos países do mundo: a todos vocês, estendo a afetuosa saudação do Senhor Ressuscitado: "A paz esteja convosco!"
Nestes dias, meditem sobre o lema escolhido para o Festival: "Vamos à casa do Senhor" (Sl 122,1). Esta frase nos fala de uma jornada, de um desejo que nos move em direção a Deus, em direção ao lugar de sua morada, onde podemos estar verdadeiramente em casa, porque ali seu amor nos espera. Como podemos caminhar em direção à casa do Senhor sem nos perdermos? Jesus nos disse: "Eu sou o caminho" (Jo 14,6): é Ele mesmo que nos acompanha, nos guia e nos fortalece ao longo do caminho. Seu Espírito abre nossos olhos e nos permite ver o que sozinhos seríamos incapazes de compreender.
No caminho da vida, nunca caminhamos sozinhos. Nossa jornada está sempre entrelaçada com a de outra pessoa: somos feitos para o encontro, para caminhar juntos e para descobrir juntos um objetivo comum. Por isso, compartilho com prazer com vocês um pensamento de Santo Agostinho, que não fala da casa do Senhor como um destino distante, mas proclama a alegria de uma jornada vivida juntos, como um povo em peregrinação: "Vamos, vamos!" Eles falam assim entre si e, acendendo-se mutuamente, por assim dizer, formam uma única chama. E essa única chama, nascida daquele que fala, comunica ao outro o fogo com que arde" (Santo Aurélio Agostinho, Enarrationes in Psalmos, PL 37, p. 1619). Que imagem maravilhosa! Ninguém caminha sozinho: encorajamo-nos uns aos outros, acendemo-nos uns aos outros. As chamas dos nossos corações unem-se e tornam-se um grande fogo que ilumina o caminho. Também vós, jovens, não sois peregrinos solitários. Este caminho para o Senhor deve ser percorrido juntos. Esta é a beleza da fé vivida na Igreja.
Através dos encontros quotidianos, podemos caminhar juntos na nossa peregrinação à casa do Senhor. A este respeito, queridos amigos, sabeis bem que vivemos num mundo cada vez mais digital, onde a inteligência artificial e a tecnologia nos oferecem inúmeras oportunidades. Recordai-vos: nenhum algoritmo poderá jamais substituir um abraço, um olhar, um verdadeiro encontro, seja com Deus, seja com os nossos amigos, seja com a nossa família. Pensai em Maria. Também ela empreendeu uma viagem difícil para encontrar a sua prima Isabel. Não foi fácil, mas ela conseguiu, e esse encontro trouxe alegria: João Batista exultou no seio da sua mãe, reconhecendo, no seio da Virgem Maria, a presença viva do Senhor. Seguindo o exemplo de Maria, encorajo-vos, portanto, a procurar verdadeiros encontros. Alegrem-se juntos e não tenham medo de chorar com os que choram, como também nos diz São Paulo: "Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram" (Rm 12,15).
Vocês vieram a Medjugorje de muitas nações e talvez pareça que a língua ou a cultura sejam um obstáculo a ser superado: tenham coragem. Existe uma língua mais forte do que qualquer barreira, a língua da fé, alimentada pelo amor de Deus. Todos vocês são membros do seu Corpo, que é a Igreja: encontrem-se, conheçam-se, partilhem. Somente assim, caminhando juntos, apoiando-se mutuamente, iluminando-se mutuamente, chegaremos à casa do Senhor. Que alegria saber que somos esperados na casa do Pai, acolhidos pelo seu amor, e que não devemos caminhar sozinhos, mas juntos!
Ao longo do caminho, se algum de vocês sentir o chamado para uma vocação especial, para a vida consagrada ou para o sacerdócio, encorajo-o a não ter medo de responder. Este convite, que vocês sentem ressoar em vocês, vem de Deus, que fala aos nossos corações. Escutem-no com confiança: a Palavra do Senhor, de fato, não só nos torna verdadeiramente livres e felizes, mas também nos realiza autenticamente como seres humanos e como cristãos.
Caros jovens, ao confiar cada um de vocês a Maria, Mãe de Cristo e nossa Mãe, acompanho-os com a minha oração. Que a Virgem Santa os encoraje e os guie pelo caminho, para que se tornem arautos de paz e esperança.
De coração, concedo a todos vocês a minha Bênção Apostólica.
Castel Gandolfo, 9. Julho 2025.
(Leão PP. XIV)
Fonte:www.medjugorje.hr
voltar