06/07/2025 :: Homilia do Pe. Antonije Šakota no 44º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Medjugorje
Homilia do Pe. Antonije Šakota no 44º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Medjugorje
25/06/2025
Por Rádio Mir Medjugorje
A missa solene no 44º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Medjugorje, foi celebrada no altar externo da Igreja de São Tiago em Medjugorje, pelo Padre Antonio Šakota, sacerdote da Província Franciscana da Herzegovina e chefe da Missão Católica Croata em Berna, Suíça. Sua homilia é apresentada na íntegra.
Um pai espiritual disse certa vez ao seu discípulo: "Alegre-se por poder participar de algo que transcende você!"
Queridos irmãos e irmãs! Estamos reunidos hoje em torno de um mistério que nos transcende e, ao mesmo tempo, nos chama a uma alegre participação. Nós, humanos, não somos inclinados a participar de algo que está além do nosso controle. Realidades que estão além do nosso poder, mas que ainda assim exigem a nossa participação, causam-nos mais desconforto e medo do que alegria. Eu não posso. Eu não estou à altura. Por que eu? O que eu ganho com isso? Eu não planejei dessa forma. Aquela que nos trouxe aqui e nos reuniu em torno do seu Filho também sentiu, como ouvimos no Evangelho, desconforto e confusão depois que o anjo lhe anunciou que ela seria a Mãe do Filho de Deus. Alegra-te, Maria! Não tenhas medo, Maria! Ela que, entre as criaturas humanas, soube acolher a palavra com a maior perfeição, também a transmite a nós hoje: "Filhinhos, alegrem-se! Queridos filhos, não tenham medo!" Um " Eis-me aqui" , é capaz de mudar o mundo inteiro. O vosso "Eis -me aqui", o meu " Eis-me aqui", abre o céu sobre o nosso mundo. E se agora você pensa ou diz: “Bem, quase nada na minha vida foi como eu imaginava”! – alegre-se justamente porque não foi como você imaginou. E se você acrescentar isto: “Bem, minhas ideias eram belas, boas e nobres” – não tenha medo de se abrir para ideias muito maiores do que as suas! “Bem, eu não estou à altura disso” – bem, quem lhe disse que você está à altura? Você será capaz de fazer todas as coisas naquele que lhe dá força . Você não me escolheu, mas eu o escolhi para ir e dar fruto, e para que o seu fruto permaneça. Não tenha medo, acredite! Portanto, mais uma vez, alegre-se por poder participar do que falta nos sofrimentos de Cristo , como diria São Paulo. Não tenha medo, mesmo que seja enviado como ovelhas entre lobos. Em mim você tem paz, uma paz que o mundo não pode dar. Portanto, não deixe seu coração se perturbar e não tenha medo. Eu venci o mundo , disse Jesus.
"Paz, paz, paz! Paz entre o homem e Deus! Paz entre os homens! Paz no homem! Paz no mundo!" Palavras ditas há 44 anos parecem ser as mesmas de hoje. E o homem otimista do século XXI não pode se surpreender que ainda hoje se possa guerrear e matar. E, ao mesmo tempo, permanecerá indiferente. Quem o tornou indiferente, nem quente nem frio, a pior versão de si mesmo? O homem decidiu seguir sozinho, sem Deus, o amigo dos homens. E agora não há mais ninguém para lhe dizer que existe também um inimigo dos homens com um nome próprio – o diabo, Satanás. Ou como disse o Papa Francisco há dez anos em Sarajevo: "A paz é dom e plano de Deus para a humanidade, a história e toda a criação, que sempre encontra a oposição do homem e do mal." As visões do inferno são geralmente descritas como choro e ranger de dentes, como uma cena terrível de cujo horror só a presença de Deus e da Mãe pode nos acalmar. No entanto, não se pode deixar de sentir que esta cena terrível nesta terra pode ser encoberta por belos vestidos e ternos e todas aquelas intenções que são boas apenas para mim e para o meu prazer. Sim! O inferno começa e se espalha quando quero criar meu próprio pequeno paraíso aqui na terra. O inferno é o meu paraíso. E Jesus disse há muito tempo que Ele faz o sol nascer sobre os maus e os bons e que a chuva cai sobre os justos e os injustos. Ah, como o sol aqui em Medjugorje dança sobre as cenas milagrosas de pecadores convertidos e justos gratos, provocando admiração e espanto em inúmeros padres que crescem na fé no Pai Misericordioso nos confessionários de Medjugorje. E a chuva que cai sobre os justos e os injustos , aqui flui deles novamente como um sinal de um novo começo para um novo homem criado por Deus na retidão e santidade da verdade.
Queridos irmãos e irmãs! Um conhecido me contou um incidente de sua infância e disse: Quando eu estava na quarta série, tínhamos uma competição esportiva na escola e crianças da 1ª à 4ª série competiam. Era a vez de correr na pista de atletismo. Nós da quarta série tínhamos que correr uma volta completa, enquanto as crianças das outras séries, mais baixas, tinham a volta encurtada de acordo com a série que frequentavam. No final, ultrapassei um menino da primeira série na linha de chegada e venci. Foi o meu momento de paraíso. E naquele momento de felicidade e orgulho de mim mesmo por ter ultrapassado todos os outros e terminado em primeiro, uma professora irritada e decepcionada se aproximou de mim, gritando um pouco: "Como você é egoísta? Por que você não pegou o menino pela mão para cruzarmos a linha de chegada juntos?" Sua intervenção não teve exatamente um impacto imediato. Mas as palavras permaneceram um encorajamento até hoje. O céu não é o meu céu. Só o meu céu se transforma em inferno e pode se tornar o inferno para os outros.
Caros irmãos e irmãs! Vivemos num mundo que pensa que tudo pode ser comprado e vendido, até mesmo a dignidade humana. Justiça, verdade e amor livre são conceitos quase desconhecidos para ele, porque reduziram tudo a mercadorias. Portanto, quando pensamos na agitação no mundo de hoje, fica mais uma vez demonstrado que a chantagem e as ameaças econômicas não podem dar ao mundo a paz que ele tanto almeja. É óbvio que os esforços humanos por si só não são suficientes para alcançar este objetivo elevado. Nesta escola, aprendemos que é necessário invocar a Deus. Aquele que de uma vez por todas derrotou aquele que é mais forte que o homem. A escuridão que paira sobre o nosso mundo é, na verdade, como uma "cruz negra sem Jesus". E uma cruz sem Jesus era um lugar de maldição há 2000 anos. E ao assistirmos a esta cena, clamamos: Paz, paz, paz. É por isso que nós, discípulos de Jesus, neste mundo que não nos dá nenhum privilégio por sermos cristãos, somos chamados a viver o Evangelho. O privilégio que temos é a promessa de Jesus da sua Paz. E o hebraico shalom significaria completude, totalidade. E esse é o desejo de Deus para nossas vidas: que sejamos completas e íntegras.
Aqui, na escola de Maria, chegamos a essa paz, plenitude e totalidade, sobretudo no despertar da consciência da nossa eleição. Aqui somos chamados de "Queridos filhos", "Pequeninos". Aqui, muitos redescobriram a sua dignidade fundamental, única e inalienável: ser filhos de Deus. Que alegria ter um Pai no céu, que está sempre presente e que não posso cair mais fundo do que nas suas mãos! Que esperança no seu chamado, como diria São Paulo. E por isso te agradeço, Senhor, porque neste lugar de graça descobrimos que não somos apenas produtos do acaso na cultura dos órfãos, mas teus filhos amados, que não o são porque mereceram, mas porque nos quiseste, porque és amor. Como o Cardeal Fernández nos lembrou lindamente de uma das mensagens de Nossa Senhora na conferência realizada no Vaticano sobre a situação de Medjugorje: "Nem todas as religiões do mundo são iguais perante Deus. Mas todos vós sois meus filhos." Todos vós sois meus filhos. Concede-nos, Senhor, um pouco do teu coração para que nas adversidades da vida possamos sempre ver o que é importante – somos todos teus filhos – e para que possamos proteger uns aos outros, a nós mesmos, a nossa relação contigo, Senhor, e o ambiente em que vivemos.
Nesta escola sagrada, reaprendemos algo que gradualmente começamos a esquecer: o sacrifício. Por causa desse esquecimento da autodoação, a sociedade está se esfacelando, as famílias estão se desintegrando, a Igreja está sangrando e os indivíduos estão girando em círculos em torno de seus egos. O caminho para Križevac e Podbrdo não é fácil. Exige sacrifício. É preciso ter olhos abertos para saber onde pisar, também é preciso paciência para alcançar a meta, e deve-se parar ocasionalmente para ouvir o que o Senhor está dizendo ao longo do caminho. É importante ter alguém ao seu lado para que você possa me dar uma mão se tropeçar e para que não se perca na escuridão. E, ao partir sozinho, ganhei um irmão e uma irmã no caminho. Uma verdadeira escola de vida!
Nesta santa escola de amor sacrificial, aprendemos que o homem se conhece a si mesmo e, em última análise, se ganha a si mesmo, na medida em que está pronto a morrer para si mesmo. E é precisamente por isso que “muitas graças são derramadas na oração diante da cruz”. Aquele que se entregou por nós por amor e transformou o lugar de maldição em fonte de graça, ensina-nos e recorda-nos que todos os sofrimentos do tempo presente não são nada comparados com a glória futura que se há-de revelar em nós , como diz São Paulo. Colados à cruz de Cristo, as nossas feridas também crescem juntas. E no caminho da fé, já aqui na terra, vemos que desta mesma forma, através da cruz, Ele transforma todas as coisas em bem para aqueles que o amam .
E o chamado da Mãe ao jejum é como um pequeno exorcismo que protege do mal. Com a oração, ele tem o poder de interromper até mesmo aqueles processos destrutivos no mundo que pensamos serem impossíveis de deter. Ele tem o poder de refrear nossa ganância por objetivos para os quais não escolhemos os meios e impede nosso egoísmo de humilhar os outros. Em tempos de abundância, ele nos ensina a gratidão pelas pequenas coisas. Ele nos ajuda, através da fome e da sede, a descobrir dentro de nós a verdadeira fome e sede que buscamos no coração deste lugar sagrado, aqui mesmo, à mesa eucarística e em adoração de coração ao Coração de Jesus. Quantos de nós, no suor e no esforço de Križevci e Podbrdo, com os olhos marejados na intimidade do confessionário, no silêncio da adoração e à mesa eucarística, ouvindo as palavras – "por todo amor, querida Mãe" – tomamos decisões de uma vida inteira neste lugar! Deus sempre fala. E Sua fala é ouvida quando uma pessoa fica em silêncio e deixa todas as suas preocupações com Ele, porque Ele é maior que nossos corações .
"Filhinhos, eu estou com vocês. Eu sou a sua mãe. Não temam nada. Eu os protegerei, eu os guiarei, eu os ajudarei, não tenham medo." Amém.
voltar