08/04/2016 :: O Papa em Santa Marta. ‘Sem o Espírito Santo não há testemunho cristão’

 
 
Os santos da vida ordinária e os mártires de hoje são os que levam adiante a Igreja ao serem coerentes e corajosas testemunhas de Jesus ressuscitado, garantiu o Santo Padre na Homilia celebrada na manhã de hoje em Santa Marta.
 
A primeira leitura do dia, dos Atos dos Apóstolos, fala da ousadia de Pedro que, após a cura do paralítico, anuncia a Ressurreição de Jesus diante dos chefes do Sinédrio. E estes, com raiva, querem condená-lo à morte.
 
Tinham-no proibido pregar em nome de Jesus, mas ele continua proclamando o Evangelho porque “precisa obedecer a Deus em vez dos homens”, sublinhou o Papa. Este Pedro “valente” não tem nada a ver com o “Pedro covarde” da noite de Quinta-Feira Santa, “quando cheio de medo nega o Senhor três vezes”, recordou Francisco.
 
Agora Pedro se fortifica no testemunho. “O testemunho cristão segue o mesmo caminho que Jesus: dar a vida”. De uma forma ou de outra, o cristão “arrisca a vida quando dá testemunho da verdade”, explicou o Papa na homilia.
 
Da mesma forma, indicou que “a coerência entre a vida e o que vimos e acolhemos é justamente o começo do testemunho. Mas o testemunho cristão tem outra coisa, não é só de quem o dá: o testemunho cristão sempre está em dois. “E desses fatos somos testemunhas nós e o Espírito Santo’. Sem o Espírito Santo não existe testemunho cristão. Porque o testemunho cristão, a vida cristã é uma graça, é uma graça que o Senhor nos dá com o Espírito Santo”.
 
Assim, o Papa sublinhou que “sem o Espírito não conseguimos ser testemunhas”. Porque o testemunho é “coerente com o que diz, com o que faz e com o que recebeu, ou seja, o Espírito Santo”. Esta é a valentia cristã, este é o testemunho.
 
Portanto, o Papa Francisco garantiu que “este é o testemunho dos nossos mártires hoje, muitos, expulsos da sua terra, refugiados, assassinados, perseguidos: têm a coragem de confessar Jesus precisamente até o momento da morte; é o testemunho desses cristãos que vivem a sua vida seriamente e dizem: ‘Eu não posso fazer isso, eu não posso fazer mal ao outro; eu devo dar o meu testemunho’. E o testemunho, ou seja, o que na fé viu e ouviu, ou seja, Jesus ressuscitado, com o Espírito Santo, que recebeu como dom”.
 
Em momentos difíceis da história – concluiu o Papa – ouve-se dizer que a pátria precisa de heróis. E isso “é verdade, isso é justo”. Mas, perguntou o Santo Padre, do que precisa a Igreja hoje? Francisco garantiu que de testemunhas, ou seja, dos santos, dos santos de todos os dias, os da vida ordinária, mas com coerência, e também as testemunhas até o fim, até a morte”, disse o bispo de Roma.
 
 
Assim, concluiu a homilia recordando que estes são “o sangue vivo da Igreja; estes são os que levam a Igreja adiante, as testemunhas; aqueles que dão fé de que Jesus ressuscitou, de que Jesus está vivo. E o fazem com a coerência da sua vida e com o Espírito Santo que receberam como dom”.
 
 
Fonte: Zenit

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.