15/03/2018 :: Oitenta e Quatro anos da Construção da Cruz no Križevac.

 

No próximo dia 16 de março será o octagésimo quarto aniversário da conclusão das obras de construção da Cruz no Krizevac e da primeira Celebração Eucarística na montanha que, nas últimas décadas, tornou-se famosa em todo o mundo. Recordamos que a idéia de construir a Cruz, por ocasião do Jubileu da Redenção, foi proposto aos paroquianos pelo então Pároco da  paróquia Fr. Bernardin Smoljan.

 

Desde o dia em que foi tomada a decisão de construir (21 de janeiro de 1934), se passaram apenas vinte e dois dias para concluir o trabalho . Em sua crônica, o pároco da época escreveu: "A notícia da construção da Cruz se espalhou rapidamente em toda a paróquia, e todos esperavam com impaciência um início imediato da realização desse voto popular e sua rápida realização. Todo convite para as pessoas feito do Altar foi atendido, e todos competiram para ver quem contribuiria mais para esse projeto. As contribuições, portanto, abundaram e as famílias  proporcionaram a força de trabalho necessária  e a obra  avançou além das expectativas.

 

O projeto da Cruz votiva foi realizado pelo engenheiro Simun Boras de Mostar, enquanto as obras foram dirigidas por Ante Dugandzic-Redzo de Medjugorje. Iniciou o trabalho  em 12 de fevereiro, e foi concluido em 10 de março.  Às 9h da manhã do dia 16 de março, da igreja, uma imponente procissão composta pelos Terciários saíram com a bandeira da Irmandade do Nome de Jesus e com velas, por crianças da escola,  sacerdotes e muitas pessoas. Enquanto os sinos da igreja tocavam sem parar, a procissão avançava em direção à montanha, rezando o rosário e cantando as ladainhas e lamentações de Nossa Senhora.

 

O topo da montanha já estava lotado de pessoas, que assistiram a procissão subir o monte . Os Ritos Sagrados começaram às 10h. Eu eu fiz um discurso para a ocasião  e li a carta do V. Ex.ª Revmo Bispo  e de outras saudações e melhores votos que vieram até a mim. Então abençoei solenemente a Santa Cruz e, com a aprovação dos presentes, mudei o nome da montanha de "Sipovac" para "Krizevac". Após a benção da Cruz, o pároco de Studeni, Pe. Grg Vasilj, celebrou uma Missa solene e também realizou a homilia ".

 

Hoje, o Krizevac tornou-se uma etapa indispensável para muitos peregrinos em Medjugorje. Todas as sextas-feiras à tarde, paroquianos e peregrinos vão até lá fazendo o pio exercício da Via Sacra.

 
 

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
Eventos em Portugal
 
 

Testemunho de Testemunho do fundador do Secretariado Rainha da Paz RJ, o médico Dr. José Ribamar

É muito forte a relação da Mãe com cada filho que vai á Medjugorje e é , especialmente, emocionante a ligação com seus filhos brasileiros. Há quase 3 décadas o fundador do Secretariado Rainha da Paz do Rio de Janeiro, o médico pediatra Dr. José Ribamar, ao levar a esposa para conhecer este lugar sagrado, recebeu lá, a missão de trazer esta espiritualidade ao Brasil e levar corações até Medjugorje.

Testemunho de Testemunho de Geane de Souza Vieira /Goiânia-Go

Ir à Medjugorje, acredito, é desejo de todo devoto de Nossa Senhora. Meu desejo de ir a esta terra visitada por Maria vinha de muito tempo.

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

MEDJUGORJE - Pedacinho da Bósnia-Herzegovina onde o Céu toca a Terra, cravejado entre duas montanhas Solo sagrado, que há 35 anos recebe as aparições de Nossa Senhora Rainha da Paz.

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2018 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.
Astec Web - Criação de Sites e Lojas Virtuais